Descubra quais CNAEs usar ao abrir um CNPJ de infoprodutor de forma correta

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O mundo digital mudou completamente o jeito de fazer marketing, tanto para as grandes empresas como para os empreendedores de PMEs e até mesmo MEIs.

Com o marketing digital, que é basicamente o marketing feito através de canais digitais, surgiram várias “profissões” novas e muita gente entrou e ainda está entrando nesse mercado para prestar serviços, vender infoprodutos e criar empresas especializadas nas mais diversas atividades e mercados que o marketing digital abrange.

Essa expansão de mercados é bem legal, porque mostra as inúmeras possibilidades que a internet oferece, mas ao mesmo tempo também pode gerar uma certa confusão na hora de abrir ou regularizar uma empresa, principalmente sobre qual é o CNAE certo para o marketing digital.

O lance é que isso depende da atividade que você vai exercer. Então se você tá começando a trabalhar com marketing digital ou já tem um negócio e quer regularizar esta situação, mas tá com dúvidas sobre qual CNAE escolher, fica tranquilo que eu tô aqui pra te ajudar.

Fica ligado até o final do texto que eu vou te ensinar tudo o que você precisa saber para abrir ou regularizar sua empresa de marketing digital!

Primeiramente, você sabe o que é um CNAE?

CNAE é a sigla de Classificação Nacional de Atividades Econômicas, que é um código que identifica as atividades econômicas de uma empresa.

Toda empresa no Brasil precisa ter pelo menos um CNAE que corresponda à sua atividade, mas também pode usar CNAEs secundários, que são relacionados às atividades que a empresa desenvolve além daquela principal.

Aqui na Vibra Consultoria, sempre que solicitado a abertura de uma empresa de infoprodutos, costumamos sempre usa uma combinação de CNAEs para ajudar nossos clientes a desenvolverem seus negócios de forma segura e sem dor de cabeça com o fisco e a Receita Federal.

Antes de escolher um CNAE, é importante que você tenha claro em quais áreas a sua empresa vai atuar e quais atividades vai desenvolver, porque cada atividade secundária precisa de um CNAE secundário para garantir que a empresa esteja segura.

Depois disso, é preciso fazer uma análise fiscal e tributária para definir em que regime tributário você pode atuar com mais segurança e vantagens de acordo com suas atividades e faturamento. É analisar cada CNAE com sua tributação.

Em geral, o Simples Nacional é o regime mais barato para negócios digitais que estão startando, então é interessante ver se a sua atividade tem um CNAE admitido por este regime.

Além do Simples nacional a opção também é se você pode atuar como MEI ou não, vai depender da atividade que você vai exercer. Por isso é muito importante verificar se a sua atividade é permitida pelo MEI, porque nem todos os CNAEs do Simples Nacional se enquadram no MEI.

A escolha do CNAE certo para o marketing digital é super importante, porque a maioria das atividades desse mercado ainda não tem uma legislação definida no Brasil. Por isso, é fundamental fazer uma análise profunda do negócio, entender do mercado e da legislação para escolher o CNAE certo.

Se você escolher o CNAE errado, pode ter problemas com a Receita Federal, além de pagar mais impostos do que o necessário e perder dinheiro.

Por esses motivos, é importante fazer uma análise completa do negócio para montar uma composição de CNAEs que “cubra” 100% das atividades da empresa.

Apesar de não existir uma legislação específica para as atividades do marketing digital, é possível utilizar corretamente um CNAE para essa área. Nós listamos abaixo os principais CNAEs que utilizamos com nossos clientes:

Afiliado e dropshipping: para essas atividades, o CNAE é o 7490-1/04 – Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários.

Gestor de tráfego: normalmente utilizamos o CNAE 7319-0/03 – Marketing direto e o 5819-1/00 – Edição de cadastros, listas e de outros produtos digitais. É possível regularizar o negócio como gestor de tráfego pelo MEI.

Youtuber: para essa atividade, é possível utilizar o CNAE 6319-4/00 – Portais provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet, além de acrescentar CNAEs secundários, dependendo das atividades do canal, principalmente youtuber que trabalham com produção de conteúdo e venda de produtos integrados, que neste caso é preciso incluir novos CNAEs para venda especificamente dos produtos que eles vendem.

Produtor digital: para abrir uma empresa como infoprodutor, o CNAE correto é o 8599-6/04 – Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial. É possível iniciar o negócio como MEI, mas é preciso ter cuidado ao incluir CNAEs secundários que não estão incluídos no MEI.

Social media: o CNAE principal é o 7311-4/00 – Agências de publicidade, e é possível utilizar CNAEs secundários para complementar as atividades.

Venda de e-books: para essa atividade, é preciso incluir os CNAEs 5811-5/00 – Edição de livros e 4761-0/01 – Comércio varejista de livros para ter os benefícios de imunidade ou redução tributária.

É importante lembrar que cada atividade tem suas particularidades, por isso é fundamental fazer uma análise individualizada do negócio para escolher os CNAEs corretos.

Espero que este texto tenha ajudado a entender melhor sobre a importância de escolher o CNAE correto para o marketing digital. Lembre-se de sempre buscar ajuda de profissionais qualificados para fazer uma análise completa do seu negócio e evitar problemas futuros. Nós da Vibra Consultoria estamos a disposição para ajudar a abrir sua empresa de Marketing Digital e poder fazer muitas vendas!

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Vinicius Braga

Vinicius Braga

Contador, Consultor, Palestrante Especialista em Gestão Financeira e Controladoria, CEO VIBRA Consultoria

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