Como ter mais lucros e crescer de forma sustentável no meu pequeno negócio?

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Não é à toa que pequenos empreendedores buscam cada vez mais obter a informação de como ter mais lucros para seu negócio. Vai aqui algumas dicas para que seja adotado no seu negócio e a preocupação na gestão para crescer e sustentar.

Seu pequeno negócio precisa crescer e se sustentar para que suas riquezas sejam aumentadas de forma constantes.

Para isso temos aqui ajustes de detalhes que precisam ser feitos no seu negócio, para aumentar a lucratividade.

  • Aumentar a base de clientes no seu negócio

Sem dúvida e a mais óbvia de todas é aumentar a base de clientes, e para isso você precisa de estar dedicado a competências de duas grandes áreas do seu pequeno negócio o marketing e vendas.

Com as competências dedicadas estrategicamente de fazer uma melhoria de captação de clientes, definindo seu público-alvo, seu perfil ideal de cliente e estrategicamente determinar bem um funil de venda para esses setores, sem dúvidas estas decisões vão ser favoráveis ao aumento de clientes na sua base, fazendo assim aumentar seu faturamento e consequentemente o lucro do seu negócio.

Alguns negócios se dão bem melhor em buscar novos clientes através da prospecção e outras através da oferta. Avalie qual o melhor e amplie suas vendas.

Se seu negócio dispõe de projetos e não clientes, seu caso pode ser mais delicado nesta dica, neste sentido, basta avaliar se compensa a empresa criar projetos e outras equipes para poder ampliar o faturamento. Isto vai depender de recursos financeiros e possibilidades estratégicas.

Aumentar a base de cliente depende muito esforço gerado pelas áreas de vendas e marketing, porém não adianta aumentar gradativamente e perde pela falta de qualidade, isso significa que o atendimento e a qualificação dos clientes estão ligados a este trabalho. Reter clientes é mais barato que adquirir novos clientes, aproveite o trabalho os dois juntos.

  • Aumentar o portfólio de produtos ou serviços semelhantes

Cuidados devem ser tomados aqui nesta dica, tem empresas que tem propósitos e nichos completamente únicos, neste sentido aumentar o portfólio pode não ser favorável ao ticket médio. Mas se a sua estratégia é voltada a auxiliar pessoas com uma gama de possibilidades possíveis é bem provável que seja ótima esta dica.

Colocar na esteira produtos ou serviços ligados ao mesmo perfil ideal de clientes fará que você tenha opções para aumentar as vendas, isto porque o consumidor pode simplesmente levar mais por uma venda, neste modo, o ticket médio da venda aumenta e seus lucros consequentemente.

Existe estratégia também de você ampliar seu leque de possibilidades com alguns produtos iscas para que à medida que o cliente o compre também venha a levar aquele produto necessário onde está ligado a maior margem lucrativa. A melhoria de vendas neste sentido é muito ligada a supermercados e grandes varejistas. Você não vai em um supermercado comprar só um quilo de carne olhando para as belas linguiças que te satisfazem a um bom churrasco, e quando você olha de lado, encontra o carvão prontinho para você levar. Não é uma boa estratégia?

Essas competências são adquiridas do marketing agregado com uma boa tática de mercadologia.

Aqui deve-se tomar cuidado com as famosas vendas casadas, que na legislação brasileira não permite.

Nas empresas de serviços também dá para fazer este critério. Basta adicionar algum serviço adicional por pacote, vai dar a percepção ao cliente de maior valor agregado ao preço oferecido. Assim fazem algumas borracharias, trocando os pneus e oferecendo rodízios de rodas, alinhamento e balanceamento grátis.

Uma coisa que tem que ser ajustado é não aumento do custo das operações e que a margem não seja afetada reduzindo assim os lucros da empresa.

  • Aumento da frequência dos clientes no seu negócio

Outra estratégia ligada ao marketing e neste caso é mais voltado a promoções.

Fazer com que o cliente tenha maior frequência de compra dos seus produtos ou serviços é a qualidade do atendimento e o que é oferecido de vantagem para que ele seja bem tratado. Não é só o preço. Cliente que busca preço ele não volta quando o seu produto é mais caro.

Esta estratégia está bem adiantada a questão do cliente fiel, ou seja, você fazer com que o cliente fique ou volte mais vezes para comprar seu produto ou adquirir seu serviço.

A frequência fará que seu faturamento seja elevado, podendo criar até a possibilidade de ampliar os produtos e serviços oferecidos.

Uma tática bem usada neste sentido é fazer uma avaliação da gestão dos seus clientes buscando identificar as vezes que o cliente vai comprar em seu estabelecimento, seja físico ou digital.

Para isto você precisa saber quem são seus clientes e ter a frequência dele. Se você usa vendas através da internet por meios de que não dá para controlar isto, basta você adicionar estratégia para que ele dê seus dados e consiga controlar isto, assim cria a possibilidade de rastrear a frequência deste cliente e perceber o que ele adquire do seu negócio, fazendo com que estratégia sejam voltadas a melhorias neste sentido.

  • Precificação correta dos produtos

A gestão da precificação é a gestão mais complexada pelos pequenos empresários, existem dificuldades nisto.

Dentro da precificação é permitido em 3 meios: a precificação com base no custo, a precificação com base na concorrência ou mercado e a precificação com base no valor agregado do cliente.

Ambas as precificações exercem suas estratégias e tem um sistema voltado aos três meios.

O ideal é precificar os produtos com base no custo, depois avaliar a concorrência e depois agregar valor para que seja percebido pelo cliente e assim ter uma precificação bem assertiva para aumentar a margem de contribuição e ter lucros através das vendas, logo adquirindo mais lucros.

Esta gestão deve ser feita por produto e analisada melhor a estratégia que envolvem as vendas destes produtos ou serviços.

Se permitir aumento da margem de contribuição, obviamente a lucratividade é aumentada.

  • Melhoria e otimização dos gastos como custos e despesas

Aqui devemos estar atentos que não é só reduzir gastos que oferece bem o lucro do negócio. Devo destacar que esta análise é bem mais qualificada no sentido de para que serve tal gasto.

Desenvolver esforços para simplesmente não reduzir nada, poderá ser uma estratégia boba ou simplesmente desnecessária. O ideal é sempre estar acompanhando os gastos da empresa e avaliar se reduzir gastos como despesas é possível e que não tenha problemática na qualidade do produto ou serviço prestado.

Imagina a situação, você identificar um gasto que não requer nem mesmo 1% de redução para aumento do lucro, pode ser desfavorável tal avaliação. Porém o inverso é muito satisfatório.

Você identificar uma redução dos gastos que não venha interferir a qualidade, sem dúvidas aumentará ainda mais o lucro do seu negócio. Portanto devemos avaliar bem antes mesmo de sair cortando qualquer gasto.

Uma outra forma de otimizar os custos e despesas do seu negócio é qualificando o processo, principalmente nas prestações de serviço onde o processo é bem exigente.

Quanto mais você melhora o processo mais rápido e bem-feito vai ser feito, e isto fará com que o custo desta prestabilidade seja reduzida sem mesmo cortar um gasto neste sentido.

Essas dicas foram fornecidas para que seja estrategicamente pensada no seu negócio e você pode adotar todas ou simplesmente alguma destas para melhorar ainda mais seu negócio, se sentir dificuldade e precisar de ajuda pode contar conosco da VIBRA Consultoria Financeira, servimos de serviços de consultoria e terceirização financeira para seu negócio ajudando aumentar ainda mais a lucratividade da sua empresa e tornando-as sustentáveis.

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Vinicius Braga

Vinicius Braga

Contador, Consultor, Palestrante Especialista em Gestão Financeira e Controladoria, CEO VIBRA Consultoria

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