Para calcular o ROI de uma prestadora de serviços com fotografia, é preciso levar em consideração os custos envolvidos na prestação dos serviços, como aquisição de equipamentos fotográficos, contratação de pessoal, despesas com marketing, entre outros.
Suponhamos que a prestadora de serviços tenha investido R$ 100.000 em equipamentos fotográficos, R$ 50.000 em contratação de pessoal e R$ 20.000 em marketing para promover seus serviços. Considerando que a receita gerada pela prestação dos serviços de fotografia tenha sido de R$ 250.000 no período analisado, o cálculo do ROI seria o seguinte:
ROI = (Receita – Custo) / Custo x 100
ROI = (250.000 – (100.000 + 50.000 + 20.000)) / (100.000 + 50.000 + 20.000) x 100
ROI = 80%
Nesse exemplo, a prestadora de serviços obteve um retorno sobre o investimento de 80%. Isso significa que para cada real investido, ela obteve um retorno de R$ 0,80.
É importante ressaltar que o cálculo do ROI pode variar de acordo com as particularidades de cada empresa e setor, mas a metodologia é a mesma, se você não sabe o que é ROI, leia esse artigo.