Há uma grande percepção do mercado uma grande movimentação das empresas onde buscam terceirizações de serviços para focar melhor na atividade principal do negócio e mantendo um foco o propósito empresarial.
Sem dúvidas as empresas estão buscando os melhores terceiros especializados para diversas áreas, seja ela da própria contabilidade, marketing, setor financeiro, departamento pessoal e alguns aspectos administrativos, como por exemplo atividades de criação de contratos, documentos e outros fins.
A grande movimentação gira em busca de facilitar melhor a atividade principal da empresa dando foco principalmente nas questões do atendimento e qualidade, sendo assim garantindo menores custos e deixando as outras atividades para cada especialidade que gira em torno do negócio.
Nessas terceirizações uma delas tem tido um crescimento alto é a de terceirização financeira, e a grande parte dos
empresários estão contratando um especialista para cuidar das finanças e obtendo um melhor custo-benefício. Os
controles financeiros exigem maiores influências em quem realmente sabe fazer a parte financeira, normalmente são
pessoas dedicadas como contadores, administradores financeiro e economistas.
Um grande cuidado que deve ser tomado a respeito desta terceirização é a qualidade em que a pessoa possa exercer a
atividade, muitas empresas de BPO Financeiro estão vindo de empresas contábeis, isto é muito bom, pois contadores tem o costume com a parte financeira de empresas. Um dos grandes desafios desses contadores é como automatizar os processos para que fique mais bem gerenciado para conseguir atender vários clientes de BPO Financeiro, neste sentido, as contabilidades que não costumam perceber logo e resolver este desafio acabam ficando complexado com a prestação da terceirização financeira.
Empresas que estão buscando terceirização financeira devem envolver muita habilidade de consultas com este terceiro a fim de salientar que o financeiro dele deve ser bem executado para que não perca a assertividade e qualidade da informação para tomada de decisão. Sugiro aqui umas dicas de análise.
A primeira análise que o empresário deve fazer é se o terceiro se dispõe de uma boa ferramenta de gestão
financeira, isso porque as contas a pagar, contas a receber, receitas, custos e despesas, exercem bastante controle que
exigem uma ferramenta que garante uma qualidade de execução para realizar a prestação deste serviço. Se na análise o empresário perceber que a proposta foi feita por execução do financeiro por Excel, o empresário deve se precaver se o especialista é realmente bom no que faz com a ferramenta, isso porque o Excel é uma ferramenta aberta e sugestiva de mudanças facilitadas dando margem a erros e problemas nas informações.
A segunda análise do empresário é perceber se o especialista tem realmente experiencia com finanças, para isso é possível simplesmente indagá-lo para perceber que o que estiver falando é realmente o assunto de finanças e que tem a qualidade para prestar este serviço de terceirização.
A terceira análise é o preço do serviço oferecido, normalmente terceiros iniciantes buscam propor um preço
menor que grande parte da concorrência, isso pode atrapalhar a análise se o especialista tem realmente experiência com gestão financeira ou é apenas um aventureiro na terceirização. Perceba se o especialista não está mentindo
na qualidade do serviço prestado. Existem diversos preços no mercado, e formas de cobrança, a mais comum é valor fixo por mês como espécie de honorário, porém tem também no mercado profissionais que cobram por demanda e isto pode ser grande aliado a prestação de serviço do terceiro quanto para contratação e redução de custo. Isso deve ser bem avaliado antes mesmo que seja contratado.
A quarta análise é a percepção envolvem outros clientes, verifique se o especialista conhece bem seu negócio, por
questão de experiencia ou mesmo conhecimento, isso fará todo sentido para contratá-lo.
A quinta e última análise é verificar se o especialista terceiro consegue realizar os relatórios que você precisa
para tomada de decisão rápida e clara, relatórios estes que devem ser informações econômicas e financeiras da sua
empresa.
Na qualidade da prestação de serviço deve ser justo para a realização dele, justo que, por mais que o especialista
terceiro entenda de finanças, ele precisa entender seu negócio, a ponto de poder questionar ou ajustar a medida do
possível e nas diretrizes corretas, buscando cada vez mais a assertividade e transparência das informações para tomada da sua decisão, empresário.
Faça a terceirização financeira com quem entende de finanças do seu negócio.